23 de outubro de 2014

{ com marmelos faz-se?!?!

{marmelada, quilos de marmelada, que continua a ser o doce favorito cá em casa.
{os nossos marmeleiros do Minho não nos presentearam com um único marmelo, mas quem tem tios maravilhosos tem tudo, mais uma vez os marmelos vieram de Izeda. Grandes, suculentos e tenros. Adjectivos que fazem toda a diferença!!!
{este ano a marmelada foi feita na Bimby, que se tornou minha companheira de grandes empreitadas culinárias!!! Antes de cortar os marmelos, para retirar o caroço e parti-los aos pedaços, lavo-os com detergente e esfregão para tirar a gordura e os pelinhos que a casca traz!!!
{800 grs de marmelos, 800 grs de açúcar e meio limão descascado dentro do copo em 30 minutos tenho mais de 1 kg de marmelada clara e saborosa.
{a Inês é uma das maiores fãs de marmelada, tanto de marmelo como de maçã, e como gosta de levar na lancheira um cubinho ou dois, este ano fiz quase uma produção industrial!!! As cuvetes são da marca Kasa do Continene, foi as que encontrei com o formato de cubo mais quadrado.
{amanhã será o dia de retirar das cuvetes e deixar secar mais uns dias e depois guardar!!! Mas ainda não sei muito bem como fazer, vou investigar e depois conto tudo. 

5 comentários:

  1. Oláaaa!! Podes fazer Marmelos assados no forno (tal e qual como se fazem as maçãs) ficam muito bons!!
    Ainda a semana passada fiz pois também temos marmelos às resmas!!
    A minha irmã fez uma tarte tatin de marmelo que ficou 5 estrelas!
    Beijinhos nossos com saudades! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá, marmelos assados acho que nunca comi, mas fica a dica para o ano!!! A minha mãe faz doce de marmelo, que é delicioso e costuma cozê-los com pau de canela e são oferecidos como sobremesa!!! Aproveitei este ano para cozer e transformar em puré uns quantos, que congelei para em breve fazer gelado de marmelo. Vamos lá ver como corre!!!
    Beijos nossos e saudades

    ResponderEliminar
  3. Adoro fazer doces e compotas mas marmelada nunca fiz. E adoro marmelada. Talvez nunca tenha feito porque a minha mae faz todos anos e abastece-me sempre:) Mas confesso que tenho vontade de experimentar.
    A tua está com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também já fiz em menor quantidade porque ca em casa ninguém gosta a não ser eu. Como sempre a tua esta linda!

    ResponderEliminar
  5. Tantas! Adoro compotas e marmelada.

    ResponderEliminar