26 de abril de 2012

{pastéis de massa tenra

{foi a primeira tentativa e correu bem.
{descobri-os há uns anos, depois de no 2.º aniversário da Inês a minha mãe se ter queimado enquanto fritava os salgadinhos. Fiquei tão apavorada que jurei nunca mais cair na tentação. Mas para que pudesse continuar a receber os amigos e ter salgadinhos tive de encontrar uma solução que chegou com a descoberta de uns deliciosos pastéis de massa tenra que uma vizinha fazia e que os levava ao forno e ficavam fantásticos. Entretanto, a vizinha mudou-se e fiquei sem pasteis!!!
{o outro dia andava a arrumar os meus livros e revistas de culinária e descobri uma receita de pasteis de massa tenra. Decidi experimentar e o resultado foi muito bom. Todos gostamos e continuarei a fazê-los. A receita diz que os pasteis se fritam, mas como não gosto de fritar e já assava os outros continuei a fazer o mesmo. Em dias de festa são pincelados com gema de ovo para ficarem mais bonitos e brilhantes, nos outros dias não!!!
{aqui fica a receita:


500 grs de farinha fina
3 c. sopa de azeite
3dl caldo pato
sal fino q.b.
1 ovo

Coloquei todos os ingredientes na mfp e accionei o programa para massa. Depois foi estender, cortar, rechear e levar ao forno até estarem tostados. Para fechar a massa passo o dedo humedecido pelas extremidades para que "cole" melhor. E em vez do caldo de pato, dilui meio caldo de galinha em 3 dl de água, se preferirem podem simplesmente temperar a água com o sal fino e umas ervas aromáticas.

13 comentários:

  1. Tinha uma colega de Valpaços, que trazia pasteis de massa tenra e vinho verde para os nossos lanches:) Obrigada pela partilha. Gosto muito da primeira fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colegas assim sim!!! Que maravilha!!! A hospitalidade minhotas no seu melhor *_*
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Eliminar
  2. Eu adoooooro pastéis de massa tenra, por acaso nunca experimentei no forno, mas vou levar a receita e experimentar!!
    Já agora qual o recheio que usaste? Tem muito bom aspecto!!
    Beijinhos do Paraíso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No forno ficam deliciosos e muito mais saudáveis!!!
      O recheio destes foi de atum, mas fica bem com qualquer coisa, até com soja ficam deliciosos. O único detalhe que coloco no recheio é uma colher de sopa, previamente dissolvida em agua, de farinha maisena para que lhe dê consistência e não haja molho e recheio a sair por todo o lado!!!
      Beijos grandes *_*

      Eliminar
  3. Anónimo1/5/12 08:45

    Olá! Isto parece-me muito bem! Já agora, dá para congelar e ter prontos a usar quando dá jeito ou tem mesmo de ser feito no dia?
    beijinhos da vizinha de outros tempos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá para congelar e ficam excelente. Quando os comprava era assim que fazia. Uma dica de congelação: congelar os pastéis num tabuleiro coberto por pelicula transparente e assim que estiverem solidificados passar para um saco de congelação de forma a poupar espaço. Excelente!!! Assim não se colam uns aos outros!!!
      Beijos grandes e saudades *_*

      Eliminar
    2. Anónimo3/5/12 20:47

      Obrigada, muitos beijinhos e as saudades são recíprocas!!

      Eliminar
  4. Não tenho sorte a fazer pastéis mas apetece-me mesmo experimentar a fazer estes :)

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes vão ser a tua sorte!!! São fáceis e muito bons!!! Experimenta e depois conta.
      Beijos daqui do norte com os dedos em cruz para dar sorte!!!

      Eliminar
  5. No último aniversário da Bibi uma vizinha minha me ajudou a fazer pasteis de forno. Muito parecidos com estes. Tenho a receita mas não me animo a fazer sozinha. É muito gostoso fazer com a ajuda de alguém! Mas a receita parece muito parecida coma que tenho. E este teu recheio parece delicioso!!! Beijo

    ResponderEliminar
  6. Andava à procura de uma receita para fazer pasteis no forno, e nas minhas pesquisas vim dar a esta receita que me prendeu logo, até porque tinha feito ontem pato e não sabia o que fazer ao caldo, logo com esta receita solucionei duas questões! Adorei o blog e pelo que vi de publicações mais recentes brevemente vai nascer um bébe, por isso muitos Parabéns!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar