22 de julho de 2011

{doce e compota de ameixos

{depois de um domingo no Minho lá me aventurei na confecção de compota e doce de ameixos. Como foi a primeira experiência, ainda não posso dizer se ficaram no ponto ou não. Ainda não tive o veredicto final da MasterChef das compotas e doces *_* a minha Mãe!!!

{o doce e a compota foram cozinhados nas panelas que tenho cá em casa que são da Silampos, fundo térmico e suficientemente forte para não torrar o doce. Daí que não tenha ficado com vontade de comprar uma panela de compotas. Um dos utensílios para compoteiras que não tenho, mas vou ter mesmo de comprar, é o funil para verter as compotas para os frascos sem sujar tudo!!!

{técnicas que a minha Mãe não usa, mas eu decidi experimentar e acho que fazem a diferença:

{aquecer o açúcar - apesar de estarmos no verão, acho que o açúcar aquecido incorpora mais facilmente na fruta cozida;
{aquecer os frascos - o choque térmico não é tão violento e a compota cai mais suavemente.

{técnicas que a minha Mãe usa e que eu decidi experimentar e aprovei:

{esterilizar os frascos - com o velho método da panela com água, ou meia máquina de louça no programa quente;
{prato frio para prova - o prato vindo do frigorífico não deixa margem para dúvidas se a compota está ou não no ponto;
{frascos em vácuo - técnica antiga, mas que funciona na perfeição. depois dos frascos bem fechados coloca-los numa panela com o fundo protegido com um pano de cozinha (para os frascos não baterem no processo de ebulição) e cobri-los de água, ligar o disco do fogão e deixar ferver durante meia hora,  deixar arrefece-los sem os retirar. Garantido o vácuo e a durabilidade da compota ou doce durante 2 a 3 anos, temos provas provadas!!!

{por fim aqui fica a receita:

{450 grs de ameixos sem caroço e cortados a meio
{100 ml água
{400 grs de açúcar aquecido

{numa panela, de compotas ou da sopa, mas com bom fundo térmico e alta, colocam-se os ameixos com os 100 ml de água, deixam-se cozer durante 10 a 15 minutos. Junta-se o açúcar aquecido ao  preparado, que se retirou do disco e não está a ferver, muito bem. Retomando o seu lugar no disco do fogão deixar ferver até atingir o ponto. 
{enchem-se os frascos, esterilizados e aquecidos (10 a 15 minutos no forno a 100ºC), fecham-se muito bem, limpam-se e colocam-se na panela com o fundo protegido com um pano e enche-se de água. Deixar estar a ferver durante 15 a 30 minutos e depois desligar o fogão e deixar repousar até estarem frios. Limpar e embelezar. Guardar, experimentar e oferecer!!!

{este ano é um ano excelente para a fruta, por isso aproveitem para compotar!!!

4 comentários:

  1. És tu com os ameixos (ou ameixas? é diferente?) e eu com os tomates! Crescem por todo o lado! :)
    Ficou com óptimo aspecto, nada melhor para aproveitar tudo o que a terra nos oferece como saber conservar para saborear e nos aquecer no inverno.
    Este post é um autêntico prontuário de como fazer doces/compotas! Já agora qual é a diferença entre doce e compota?
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Bem lá no Minho estas "ameixas" são chamadas de ameixos, penso que pelo tamanho e pelo sabor ligeiramente amargo!!!
    Quanto à diferença entre doce e compota, cá em casa existe porque:
    a) a COMPOTA é um preparado com a fruta inteira e o seu aspecto final é mais brilhante e é mais espesso. Era o que antigamente se servia no fim das refeições, no tempo frio, nas lindas compoteiras!!!
    b) o DOCE é mais leve, pois é a fruta triturada, neste caso, antes de adicionar o açúcar, desfiz a fruta com a varinha mágica. São uns "purés" doces fantásticos para servir ao pequeno almoço com panquecas, crepes ou scones. São mais macios e espalham-se muito melhor!!!

    Espero ter sido esclarecedora, para mais informações é só contactar *_*

    Obrigada pelo carinho e beijos nossos ^_^

    ResponderEliminar