14 de maio de 2012

{Jonathan Coe

{é um dos meus escritores, contemporâneos, favorito.
{o primeiro livro que li foi o maravilhoso, surpreendente e enternecedor A Chuva Antes de Cair em 2010, mal saiu. E recomendo-o, frequentemente, pela beleza e pela construção da história. Uma história de vida contada através de 20 fotografias. A ideia é genial. Contar um dia (talvez aos 80) a nossa vida através da escolha de 20 fotografias. Já pensaram nisso?!?! Não deve ser fácil, mas não deve ser impossível!!!! Leiam que vão adorar. Foi o livro que elegi como livro do ano 2010 e continuo a elege-lo como um dos livros da minha vida. Já agora um pequeno detalhe: enquanto o lia, entre viagens de metro, ouvia no MP4 o maravilhoso A Mãe de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble que encaixa como uma luva!!!
{desde aí li O Círculo Fechado de 2008 e nas últimas semanas ando a viajar entre Inglaterra e Escócia com o Max Sim o narrador de A Vida Privada de Maxwell Sim. Estou a gostar imenso da narrativa e das aventuras, desventuras, dramas, ironias, ilusões e desilusões de Max Sim, um homem de 48 anos de tendência depressiva, mas com humor particular e acutilante.
{Jonathan Coe não desilude de livro para livro apesar de a construção narrativa, os temas, as histórias, os personagens serem sempre tão diferentes. Essa é uma das qualidades dele, a diferença surpreendentemente genial.  Um autor a ler obrigatoriamente mas, para começar o encantador A Chuva Antes de Cair.
{boas leituras e até breve!!!

6 comentários:

  1. Fiquei curiosa com esses livro, já escrevi na minha agenda os nomes para comprar! =)
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um autor que nos conquista a cada página que passa.
      Beijos e boas leituras *_*

      Eliminar
  2. Também fiquei curiosa! Obrigada pela dica!!! Já está em minha lista de leitura! Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena, espero que por aí encontre uma boa tradução.
      Um beijo e quando ler um diga qualquer coisa....

      Eliminar
  3. Reforço a sugestão.....li os dois num ápice.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São viciantes e entusiasmantes... e escritos de forma a nos cativar até ao fim...
      Beijos e saudades

      Eliminar