19 de março de 2012

{bioxene

{uma técnica que conheço desde que me conheço por gente!!! Em casa da minha mãe e da minha avó sempre que era preciso escurecer algum móvel ou uma moldura, lá se atacava o bioxene.
{um granulado mágico, barato, sem cheiro e não tóxico que faz maravilhas quando se tem madeiras em bruto que precisam de um acabamento. A formula mágica resume-se em adicionar um bocadinho de bioxene a uma porção de água. Mais claro menos bioxene, mais escuro mais bioxene!!! Simples.

{aqui usei para escurecer os dois quadros de cortiça que estão na porta da despensa com os calendários mensais, recados, convites, postais e lista de compras, tudo o que não nos podemos esquecer.
{o mês de março é o meu mês de eleição para remodelações, arrumações e outras a actividades domésticas terminadas em ões!!!

{como não gostamos de furar madeiras (e tenho sermão e missa cantada se o decido fazer), decidi utilizar uma fita onde fixei os quadros e pendurei o conjunto no cimo da porta, tudo seguro com pioneses.

{uma ideia boa para reutilizar em portas, em portas de armários ou roupeiros.
{se aproveitarem esta ideia mostrem-me, pfv, ficarei agradecida *_*

9 comentários:

  1. Desconhecia totalmente esse produto!!!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Que bela ideia! Nunca pensei no bioxene para escurecer madeiras! Só o usava para pintar/desenhar! Ainda guardo frasquinhos disso algures nas minhas caixas de materiais de pintura dos tempos da escola... vou sem dúvida procurar e re-começar a usar!!!...
    Obrigado pela dica!
    bjs
    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que curioso nunca tinha pensado no bioxene para pintar!!!
      Como são as coisas!!!
      Beijos daqui do norte e apareça sempre *_*

      Eliminar
  3. Só há uns anos é que, em conversa com a minha avó, percebi que "bioxene" é uma adulteração de "vieux chêne", (cor de ) carvalho velho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, não sabia aliás cheguei a questionar-me onde teriam ido buscar este nome!!!
      Obrigada pelo esclarecimento. Gostei muito de saber.
      Um beijo daqui do norte com carinho

      Eliminar
  4. Mas afinal, em que consiste o "bioxene"?
    Haverá alguém que me possa ajudar?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bioxene é um "pó" que se compra nas drogarias que misturado com água, despois pode escolher se quer mais ou menos escuro, dá para cobrir/escurecer madeiras não tratadas.
      Obrigada pela visita e espero ter sido esclarecedora.

      Eliminar
    2. O bioxene é um "pó" que se compra nas drogarias que misturado com água, despois pode escolher se quer mais ou menos escuro, dá para cobrir/escurecer madeiras não tratadas.
      Obrigada pela visita e espero ter sido esclarecedora.

      Eliminar