{foi a primeira tentativa e correu bem.
{descobri-os há uns anos, depois de no 2.º aniversário da Inês a minha mãe se ter queimado enquanto fritava os salgadinhos. Fiquei tão apavorada que jurei nunca mais cair na tentação. Mas para que pudesse continuar a receber os amigos e ter salgadinhos tive de encontrar uma solução que chegou com a descoberta de uns deliciosos pastéis de massa tenra que uma vizinha fazia e que os levava ao forno e ficavam fantásticos. Entretanto, a vizinha mudou-se e fiquei sem pasteis!!!
{o outro dia andava a arrumar os meus livros e revistas de culinária e descobri uma receita de pasteis de massa tenra. Decidi experimentar e o resultado foi muito bom. Todos gostamos e continuarei a fazê-los. A receita diz que os pasteis se fritam, mas como não gosto de fritar e já assava os outros continuei a fazer o mesmo. Em dias de festa são pincelados com gema de ovo para ficarem mais bonitos e brilhantes, nos outros dias não!!!
{aqui fica a receita:
500 grs de farinha fina
3 c. sopa de azeite
3dl caldo pato
sal fino q.b.
1 ovo
Coloquei todos os ingredientes na mfp e accionei o programa para massa. Depois foi estender, cortar, rechear e levar ao forno até estarem tostados. Para fechar a massa passo o dedo humedecido pelas extremidades para que "cole" melhor. E em vez do caldo de pato, dilui meio caldo de galinha em 3 dl de água, se preferirem podem simplesmente temperar a água com o sal fino e umas ervas aromáticas.
Tinha uma colega de Valpaços, que trazia pasteis de massa tenra e vinho verde para os nossos lanches:) Obrigada pela partilha. Gosto muito da primeira fotografia.
ResponderEliminarColegas assim sim!!! Que maravilha!!! A hospitalidade minhotas no seu melhor *_*
EliminarUm beijo e obrigada pela visita.
yammi!!!
ResponderEliminar*_* estavam mesmo!!!!
EliminarBeijos
Eu adoooooro pastéis de massa tenra, por acaso nunca experimentei no forno, mas vou levar a receita e experimentar!!
ResponderEliminarJá agora qual o recheio que usaste? Tem muito bom aspecto!!
Beijinhos do Paraíso ;)
No forno ficam deliciosos e muito mais saudáveis!!!
EliminarO recheio destes foi de atum, mas fica bem com qualquer coisa, até com soja ficam deliciosos. O único detalhe que coloco no recheio é uma colher de sopa, previamente dissolvida em agua, de farinha maisena para que lhe dê consistência e não haja molho e recheio a sair por todo o lado!!!
Beijos grandes *_*
Olá! Isto parece-me muito bem! Já agora, dá para congelar e ter prontos a usar quando dá jeito ou tem mesmo de ser feito no dia?
ResponderEliminarbeijinhos da vizinha de outros tempos ;)
Sim, dá para congelar e ficam excelente. Quando os comprava era assim que fazia. Uma dica de congelação: congelar os pastéis num tabuleiro coberto por pelicula transparente e assim que estiverem solidificados passar para um saco de congelação de forma a poupar espaço. Excelente!!! Assim não se colam uns aos outros!!!
EliminarBeijos grandes e saudades *_*
Obrigada, muitos beijinhos e as saudades são recíprocas!!
EliminarNão tenho sorte a fazer pastéis mas apetece-me mesmo experimentar a fazer estes :)
ResponderEliminarPaula
Estes vão ser a tua sorte!!! São fáceis e muito bons!!! Experimenta e depois conta.
EliminarBeijos daqui do norte com os dedos em cruz para dar sorte!!!
No último aniversário da Bibi uma vizinha minha me ajudou a fazer pasteis de forno. Muito parecidos com estes. Tenho a receita mas não me animo a fazer sozinha. É muito gostoso fazer com a ajuda de alguém! Mas a receita parece muito parecida coma que tenho. E este teu recheio parece delicioso!!! Beijo
ResponderEliminarAndava à procura de uma receita para fazer pasteis no forno, e nas minhas pesquisas vim dar a esta receita que me prendeu logo, até porque tinha feito ontem pato e não sabia o que fazer ao caldo, logo com esta receita solucionei duas questões! Adorei o blog e pelo que vi de publicações mais recentes brevemente vai nascer um bébe, por isso muitos Parabéns!
ResponderEliminarBeijinhos,
Joana